quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Princesas e damas encantadas - Joseph Jacobs


 EditoraMartin Claret | Nº de páginas: 134 | Skoob: Adicione o livro

 ♥♥ (3/5)
      Minha opinião:
       Está foi a primeira leitura de 2016, vamos falar sobre ela?
      O escritor, Joseph Jacobs, foi importante na época em que viveu (1854 - 1916) por reunir em dois grandes livros parte da cultura popular celta, além de seu grande interesse por folclore em geral resultando em outros livros do gênero. Os contos que encontramos em Contos de fadas celtas e Mais contos de fadas celtas foram transmitidos oralmente de geração em geração e, por isto, devemos ser gratos pelo trabalho dele em transcreve-los e eterniza-los.
      Este livro, Princesas e damas encantadas, surgiu a partir do compilado de contos feito pela editora Martin Claret tendo como principio a temática utilizada nos contos de fadas escolhidos. Na coleção de contos cada livro possui um foco, seja a figura feminina, os seres místicos ou os heróis. Sendo assim, os dois livros de Jacobs encontram-se agora divididos.  
      O livro reúne em 8 contos celtas as principais características culturais deste povo. Devido a suas crenças temos sempre a figura de seres místicos, sejam eles fadas, duendes ou bruxas, mas o destaque neste momento encontra-se nas damas e princesas misteriosas, corajosas e fortes.
      Preciso ressaltar que nem todos os contos são leves como as adaptações que somos apresentados quando crianças e nos acostumamos no decorrer da vida. A cultura celta é mais sombria neste sentido e tem o objetivo de ensinar lições através da morte, do exilio e etc, então nem sempre há um "felizes para sempre" - não da maneira que estamos habituados.
      O principal cenário dos contos é a região onde hoje está localizada a Irlanda, Grã-Bretanha e Escócia. Sabemos disto em função das flores e frutos sempre presentes na narrativa, além da citação breve de lugares. Cruzamos florestas, voamos até a França, navegamos por mares perigosos, tudo isto em poucas páginas e com uma escrita direta e sem floreios. 
      É uma leitura rápida e interessante, embora tenha uma escrita fácil e não muito detalhada. É um bom livro para quem tem curiosidade em relação aos contos de fadas, mas acredito que poderíamos ter uma edição comentada e, assim, saciaríamos os questionamentos sobre os celtas que surgem no decorrer das páginas.  
     
Beijos,

Nenhum comentário:

Postar um comentário